Efeito Joule- Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido(metálico), há a transformação de energia elétrica em energia térmica. Esse efeito é denominado de efeito joule e ocorre nos ferros, chuveiros elétricos, fornos elétricos etc.consistem essencialmente numa resistência que é aquecida ao ser percorrida por uma corrente elétrica.
Efeito Químico- Corresponde a certas reações químicas que ocorrem quando a corrente elétrica atravessa as soluções eletrolíticas.É utilizado no recobrimento de metais (niquelação, cromação, prateação).É a eletrólise. Esse efeito resulta de um fenômeno elétrico molecular, sendo objeto de estudo da Eletroquímica.
Efeito luminoso
Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos. São aplicações desse efeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.
Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos. São aplicações desse efeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.
Efeito magnético- Toda corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético. Esse efeito é inerente à corrente elétrica e a sua descoberta consolidou a associação entre a eletricidade e o magnetismo, dando origem ao Eletromagnetismo. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento de motores, transformadores, relés, etc.
Efeito fisiológico- Os impulsos nervosos no corpo humano são transmitidos por estímulos elétricos.Dessa forma, a corrente elétrica no nosso organismo provoca contrações musculares e, dependendo de sua intensidade, pode causar parada cardíaca é de dezenas de volts, pois o corpo humano é um péssimo condutor quando comparado aos metais.
A sensação de choque elétrico surge quando passam pelo corpo correntes de intensidades superiores a 1 mA. Acima de 10 mA, observam-se dor e dificuldade de se soltar, o que se atribui à contração muscular.Por volta de 20mA a respiração torna-se difícil, podendo cessar totalmente antes mesmo de se atingir o valor de 80mA.
As correntes fatais são aquelas cujas intensidades se situam entre 100 mA e 200 mA. Por volta de 100 mA, as paredes ventriculares do coração passam a executar contrações descontroladas, o que se denomina fibrilação.Correntes acima de 200 mA já não são tão perigosas, pois as contrações musculares são tão violentas que o coração fica travado, não ocorrendo fibrilação.
Ao contrário do que se pensa, as correntes elétricas mais perigosas têm intensidades relativamente baixas (100mA a 200 mA ), que podem ser produzidas acidentalmente quando usamos eletrodomésticos comuns de 110V ou 220 V. As correntes mais intensas, embora provoquem desmaios e fortes queimaduras, não costumam causar a morte se o socorro for imediato.
PESQUISAR: O que fazer quando uma pessoa está levando choque?
*Trazer a tarefa terça-feira(13/09/11).